Projeto Opaoma
Somos uma organização sem fins lucrativos com o principal intuito de limpar as águas (retirando, diariamente, resíduos e rejeitos das águas, areias e áreas de mangue da região de Angra dos Reis, promover a educação ambiental, por meio da conscientização e ações individuais de limpeza dos oceanos, a fim de preservar a vida marinha e viabilizar um futuro sustentável. Hoje, estamos localizados em Angra dos Reis e Ilha Grande, ambos no Rio de Janeiro.
Nossa forma de atuação segue os pilares de apoio à educação e conscientização ambiental, com implementação de ações de transformação coletiva.
Opaoma é o principal projeto do Instituto Neuen.
A causa é urgente!
+ de 25 milhões
de toneladas de resíduos e rejeitos são despejados no oceano todos os anos.
Desse número, 80% vêm das cidades e a metade desse material é plástico.
Por isso, em todas as estações do ano, devemos manter o lixo longe das praias e do oceano, que é o habitat de mais de 230 mil espécies que fazem parte do nosso ecossistema.
Iniciativas do projeto e como fazemos
Opaoma possui duas embarcações para o trabalho de coleta de resíduos e rejeitos encontrados nas praias, além de mergulhadores profissionais para ações subaquáticas.
Apoio às cooperativas e trabalhadores locais ajudam a fortalecer as comunidades e promover o desenvolvimento sustentável que contribui para a melhoria das condições de vida das pessoas e preservação do meio ambiente.
Oferecemos uma ampla gama de programas educacionais: cursos e palestras sobre o Projeto Opaoma e conscientização, inclusive no ambiente escolar, com aulas especializadas para crianças.
Os programas são projetados para ajudar pessoas e crianças a entenderem a importância da pseservação dos mares e desenvolver, inclusive, habilidades práticas para ajudar a proteger a natureza.
Por meio da educação infantil, incentivamos crianças a se tornarem defensoras do meio ambiente e adotarem, desde pequenos, comportamentos mais sustentáveis em suas vidas diárias.
Pesquisa e melhoria contínua de processos para a redução da emissão de carbono das nossas operações. Otimização do método da reciclagem, e coleta de dados para evoluir nossa governança e gestão.
Limpeza das praias
O projeto Opaoma apoia hoje 365 ilhas na cidade de Angra dos Reis;
Conscientização ambiental
Ações para conscientizar, orientar e engajar pessoas sobre a importância de proteger o meio ambiente, consumo consciente e o descarte responsável de resíduos;
Educação KIND
Educação ambiental para as escolas da região, gerando conexão ao Projeto Opaoma e conscientização local desde a infância;
Estudos e pesquisas
Acompanhar tendências mundiais para fortalecer o projeto assim como a contribuição com pesquisas sobre a educação ambiental no Brasil para gerar maior conscientização e movimento das pessoas.
Mas o que
significa OPAOMA?
Em alemão, a palavra OPA significa avô, e OMA, avó. O nome surgiu como homenagem do casal idealizador depois da perda do Opa, um homem apaixonado pelo mar e que tinha a região como seu segundo lar.
A perda repentina de Opa, no verão de 2018, em Angra dos Reis, e da Oma, alguns meses antes, fez a família ter que lidar com perdas difíceis e trouxe a necessidade de ressignificar a dor. Assim, primeiramente, nasceu a obra infanto-juvenil, A mala do Opa, em que Camila Capel narra a história real vivida pela sua família junto as suas filhas.
Imersa em uma narrativa poética e ilustrada em aquarela pela artista Luciana Leite, o livro presta uma homenagem ao marido e as ENKELS (neto, em alemão) do Opa.
Por sua experiência como facilitadora de processos de desenvolvimento e educadora, a história acabou se tornando uma ferramenta que ajuda pais e filhos a lidarem com um tema tão difícil e velado, porém, inerente à vida de todo ser humano – a morte daqueles que amamos.
A mala do Opa nasceu para ser uma homenagem para criar novas memórias sobre esse pedaço tão difícil, porém, intrínseco à vida.
O Projeto Opaoma também nasce como forma de trazer novos significados à dor.
Assim, Cristian idealizou a ação de limpeza e proteção das praias e oceanos com foco inicial em Angra dos Reis – local que abrigou muitos bons momentos da família e que, curiosamente, foi palco de uma grande perda. Mas Cristian e Camila olham no mesmo horizonte com gratidão ao passado e acreditando que a força da vida pode continuar a fluir por nós, quando colocamos amor em nossas ações, e que nosso agir individual não depende de mais ninguém além de nós mesmos.
Assim, passado e futuro tornam-se lugares distantes quando queremos dar passos para uma transformação.
“Klein anfangen”, dizia Oma, que, em alemão pode ser entendido como “um passo depois do outro”. É assim que o casal acredita se preparar para dar passos maiores e, com essa intenção, foi dado o primeiro pequeno passo…
No dia 23 de janeiro de 2022 nasceu o Projeto OPAOMA, como uma forma de transformar a saudade em força para as próximas gerações.
Missão
Promover limpeza, educação e conscientização de ações individuais como forma de transformação coletiva.
Visão
Gerar conscientização de que o futuro melhor que desejamos começa com ações hoje.
O Projeto Opaoma possui duas embarcações:
Muraka e Velaa.
São elas que possibilitam o trabalho de coleta no dia a dia da equipe Opaoma. Em 2022 foram 4.600 toneladas de resíduos e rejeitos coletados em um ano de projeto.
VELAA, significa tartaruga e MURAKA, coral, ambos nomes em dhivehi, a língua das ilhas Maldivas, um lugar especial para o Projeto Opaoma!